23/01/2021 – RPPN Mauro Romano – XIII Plantio

Foi neste dia que um pequeno grupo se organizou para fazer o plantio que deveria ter acontecido em Novembro de 2020. Ano da chegada da pandemia em nosso planeta. Consideramos ser prudente retardar a data do reflorestamento anual, porém mantê-lo em condições que fossem viáveis e que atendessem as exigências sanitárias. Queríamos manter o nosso compromisso anual de reflorestamento e enriquecimento da nossa jovem floresta.

Organizamo-nos para plantar 250 árvores, sendo 160 do palmito juçara (palmeira em risco de extinção) e o restante seriam de outras nativas da Mata Atlântica, principalmente as patas de vaca, de grande valor medicinal.

O Vale Verdejante também assumiu o compromisso junto ao Programa Bosques da Memória, que visa plantar mudas de árvores em homenagem as vítimas da COVID, bem como um agradecimento aos profissionais da saúde, na semana que o Brasil ultrapassou a marca de mais de 200.000 cidadãos mortos. 

A campanha Bosques da Memória, além de buscar a transformação desse momento de tristeza e devastação em esperança na Mata Atlântica, marca o início da década da Restauração dos Ecossistemas 2021-2030, declarada pela ONU.

Foi um dia lindo e de muita energia, formando a combinação perfeita para estarmos juntos cuidando da natureza e enriquecendo a RPPN Mauro Romano.